segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ANDARILHO NO CARNAVAL

Foto 01. Carro Abre-alas do GRES Reino Unido da Liberdade.
Autor: Géóg. M. Bechman, 2012.
No último sábado, 18 fomos ao Desfile das Escolas de Samba de Manaus no maior Sambódromo do Brasil. As razões eram muitas, dentre elas, a de ser folião e neste ano desfilar na Escola do coração, a Vitória Régia da Praça 14 de Janeiro. Nestas andanças, pudemos observar a grandiosidade da Festa mais popular do Brasil e movidos pelo samba, cerca de 180 mil pessoas lotaram o sambódodromo de Manaus para ver as escolas de primeiro grupo.

Foto 02. Alas coloridas da GRES Reino Unido. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
Neste sentido, destacariamos o enorme e nobre esforço de diretores e apaixonados pelo samba em Manaus, onde nos anos anteriores já ocupamos a segunda melhor festa de escolas de sa,ba do Brasil. Testemunha ocular, vimos o esforço hérculeo para mobilizar os carros  alegóricos em meio a uma verdadeira nuvem de pessoas, algumas envolvidas ou não com as escolas. Os barracões precisam de mais espaços para manobrar as enormes estruturas dos carros alegóricos.

Foto 03. O circo e estudantes salesianos no interior da alegoria.
 Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
Em nossa opinião, a segurança foi deficiente e lenta no acesso dos foliões ás arquibancadas do sambódromo, perfazendo filas quilométricas e em alguns pontos houveram invasões. Também no interior do sambódromo, os guardas não se posionaram nos últimos lances de arquibancada, embora saiba que graças a Deus não ocorreram incidentes e acidentes graves. As obras da Arena da Amazõnia, fizeram que houvesse uma adaptação na área de concentração das agremiações. Num dos jornais eletrônicos (G1) lemos uma notícia em destaque tratando da questão do lixo após o desfile com o fim dos desfiles. Acreditamos, que exisitiam notícias e temas mais felizes para serem abordados como referência ao carnaval amazonense. Veja, porquê não destacam o xixi nas ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval ou as brigas em Salvador! Coerência nota zero. Isto está mais parecendo reserva de mercado do quê jornalismo sério.

Foto 04. Ala Tira-ressaca da Vitória Régia. Autora: S. Soares, 2012.

Fizemos nosso papel, fomos á passarela do samba manauara com a Verde e Rosa da Praça 14 de Janeiro, mas infelizmente não saímos vitoriosos neste carnaval, apenas a lição de que não dá para fazer carnaval apenas com foco no passado. Vamos á luta de novo Vitória Régia!
Em Manaus, nosso destaque vai para a Bicampeã Reino Unido da Liberdade que fez um belo desfile com destaque nas suas ricas e cheias fantasias. E, a grande surpresa, a chegada em terceiro lugar da GRES Balaku Blaku do Centro da cidade, que conseguiu mudar a direção do seu carnaval para uma renovação na concepção e chegou muito perto da vice campeã Mocidade de Aparecida.

Mais, um Carnaval no sambódromo de Manaus, mais uma boa lembrança para as nossas andanças pelo Amazonas que tanto amo!

Saudações Amazônicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário