Foto: Rua Ferreira Pena. Centro. Autor: Ge´pg. M. Bechman, 2011. |
Há alguns anos venho apreciando e registrando imagens em fotografias dos "Corredores Verdes" no centro histórico da cidade de Manaus. E, a cada tempo, estes ambientes me fascinam cada vez mais. Após idas e vindas pelas ruas da capital morena da Amazônia, conseguimos identificar algo de divino nos ecossistemas urbanos que insistem em fazer com que a selva de pedra suplante a selva verde.
Foto: Rua Ferreira Pena entre Rua 10 de Julho e Ramos Ferreira. Centro. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012. |
Em trechos das ruas Ramos Ferreira entre a Rua Tapajós e a Epaminondas no Centro encontramos várias espécies vegetais fincadas em meio ao asfalto e a solidez da cidade. O detalhe mais importante é a contribuição ao microclima do lugar que chega a apontar 25o C nos dias de calor quente intenso e pela perspectiva da melhoria da visibilidade ao ingressar num deste túneis de árvores - algumas até com mais de cem anos de existência, que como sabemos o grande estoque de luminosidade climática na região da linha do Equador, faz com que a claridade reflita intensamente nos corpos e materiais da paisagem.
Foto: Rua Monsenhor Coutinho. Centro. Autor: Geóg. M. Bechman. 2011. |
A beleza cênica e a harmonia arquitetônica em que se encontram dispostas edificações do inicio do século XX, além do charme nos inspira a acreditar numa Amazônia sustentável e possível. Nas copas das árvores que margeam as vias urbanas nesta parte do Centro de Manaus habitam espécies de pássaros que nos encantam ao exercicio prazeroso da caminhada nos domingos e feriados em que a cidade está mais tranqüila e é possivel perceber e contemplar o belo, bem como oxigenar os ouvidos com o canto dos pássaros.
Saudações Amazônicas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário