quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A FESTA DE PARINTINS, Parte 2


Foto: Vaqueirado do Boi Caprichoso. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.

Antes do advento dos Compact Disc (CDs) e outras mídias, tínhamos o Lado A e o Lado B nos discos de vinil. Da mesma forma, usamos para caracterizar esta bonita festa folclórica de Parintins. A apresentação dos Bois Bumbás nas três noites e a rivalidade centenária entre estes grupos folclóricos no Amazonas, fizeram com que dividissemos esta postagem em duas partes.
 
Foto: Galera do Boi Caprichoso. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
 
 
As apresentações do segundo dia de festival, mantiveram uma animação e beleza superlativos. A Vaqueirada do Caprichoso, com suas toadas clássicas, realmente é de emocionar. As alegorias com beleza e perfeição compunham um cenário místico e fantasioso, bem característico de uma festa folclórica no Amazonas. A riqueza e o belo acabamento das fantasias do Boi Caprichoso, é algo para se contemplar sempre. Eis os prêmios para nos deslocarmos de casa para eventos tão belos e marcantes como este.
 
Foto: Fogos de Artificio para o Boi Caprichoso. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
 
 
Os fogos, a marujada, o ritmo e a massa azulada, perfazem e mostram a graça da vida, nesta região tão especial do planeta. A cultura popular tema do Boi da Chuva, com suas toadas encantadoras na voz de David Assayag - que este ano, veio suspenso na forma de uma estrela - analogia ao Boi Caprichoso, relamente é de arrepiar. Emoções, aliás que só acometem aqueles que estão presentes na festa de Parintins.
 
Foto: Alegoria Regional do Boi Caprichoso. Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
 
 
A alegria azul estava completa, com os itens em forma na arena, o Caprichoso fez chover na arena, com tanta beleza e organização. De fato, uma apresentação sem retoques. Cheia de emoção, força e animação.
 
Viva a Cultura Popular! Viva o Boi de Parintins...
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário