sábado, 16 de janeiro de 2016

ESCOLAS DE SAMBA DE MANAUS: O QUE SE APRENDE NELAS E COM ELAS

FOTO: CENTRO DE CONVENÇÕES DE MANAUS_SAMBÓDROMO. 2015. AUTOR: CUCUNACA, 2015.

Muitas vezes, as escolas de samba tem que a cada ano se afirmarem como associações importantes para a afirmação cultural, educacional e historiográfica de um povo ou segmento social. Neste sentido, gostaria de enfatizar alguns pontos que merecem destaque nas escolas de samba de Manaus e sua inserção na sociedade.

1. Nas escolas de samba, longe de serem desorganizadas, são entidades com registros jurídicos e formalizadas, passíveis de penalidades advindos de sua responsabilidade social.
2. Em algumas escolas de samba, desenvolvem projetos sociais, como dar oportunidade para aprendizes, jovens, músicos, dança, de cursos, além de esportes, clubes de artesãos e de cultura;
3. As escolas de samba pelo volume de capital que movimentam numa cidade, envolvem as industrias do entretenimento, das mídias clássicas e internet, das artes, da música, da cultura e da infra-estrutura;
4. As escolas são referências de identidade de seus lugares. Sua geografia aponta para a manifestação musicada de um segmento social muitas vezes, marginalizado ou excluído do contexto social hegemônico.
5. Geradora de empregos, o pagamento de salários - é espantoso isso, mesmo que em caráter temporário. Em lugares como Manaus, longe dos grandes centros do Brasil, a manifestação popular contribuí para a construção da identidade nacional.
6. Contribuição a cultura e a educação.
7. Dispersor da energia.
8. Agregador de pessoas.
9. Festa popular democratizada e aberta gratuitamente. Em Manaus, não se paga ingressos para vivenciar o espetáculo.
10. Industria alimentícia, empregos formais, informais e temporários.
11.Industria da reciclagem e da sustentabilidade.
12. Contribuição para a língua do país, com a diversidade de vocabulário regional e suas re-significações.
13. Gerador de eventos na industria da cultura, e agenda para noticias.
14. Constante espaço de simulação para eventos de massa com forte presença de pessoal.
15. Exercício dos setores públicos envolvidos (segurança, saúde, engenharias e entidades da sociedade civil organizada).
16. Retorno de impostos pargos pelos contribuintes.
17. Disciplinadora, são muitas as regras para se desfilar na passarela, pontualidade, não excesso de bebidas e outras, visto que se está em uma "competição".
18. Estímulo a tratar os adversários não como inimigos, daí a gíria "co-irmãs". Ou seja, estimular regras de sociabilidade e civilidade.
19. Negócios com parceiros que promovem a festa.
20. Mercado dos levantadores e personalidades que desfilam por agremiações, seja defendendo suas cores ou participando de seus eventos.
21. Alegria de viver. Afinal, estamos no Brasil, cuja identidade está diretamente ligada a sua bio e sociodiversidade cultural.

Alguns destes temas, precisam aprofundamento e certamente são temas importantes para a investigação e tratamento científico e cultural desta magnífica festa popular que é o desfile das escolas de samba de Manaus.

Saudações Carnavalescas!

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