domingo, 15 de fevereiro de 2015

SAMBA NA AMAZÔNIA, ANDARILHO EM FESTA.

Foto: GRES UNIDO DO ALVORADA. Ala das Baianas.
 Autor: Andarilho da Tribo, 2015.


Neste último sábado, 14, fomos andarilhando pelo desfile das escolas de samba de Manaus, realizado no sambódromo da capital amazonense. Sempre é um espetáculo à parte, a capacidade criativa dos artistas e técnicos das agremiações carnavalescas.

Desfile de escola de samba, sempre é uma aula de cultura, geografia e história. E, em se tratando deste lugar especial chamado Amazônia, tudo tem um sabor diferente. Este ano, por exemplo, não chove durante o desfile, contrariamente ao que ocorreu no ano que passou. Outro destaque justo, vai para os sambas de enredo...foram maravilhosos, com refrões e bossas inigualáveis fazendo com que as comunidades e povo dos bairros das escolas de samba não perdessem a empolgação.

Em 2015, os temas para enredo foram influenciados especialmente pela Amazônia, mesmo sabendo que algumas escolas, fizeram enredos clássicos e temas mais contemporâneos com a GRES Sem Compromisso que tratou do tema Luta e a GRES Unidos do Alvorada que desfilou mostrando a importância do cuidado com a saúde.

Ao nosso ver, as grandes favoritas seriam a GRES Mocidade de Aparecida pela beleza de suas alas e a GRES A Grande Família cujo samba-enredo foi considerado o melhor deste carnaval. Destaque para a Andanças de Ciganos do bairro da Cachoeirinha que trouxe a vida e paixão do tuxaua Ajuricaba num belíssimo samba e com alegorias muito expressivas do que foi a história deste herói amazônico e amazonense.

Adoro carnaval, e o desfile das escolas de samba de Manaus, são um ritual certo para qualquer andarilho com vontade de sentir o calor do povo amazonense, nesta terra de Ajuricaba. Muito Bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário