Foto: ASCOM - CRE-AM, 2012. |
Atualizada em 19/12/2012 - 17:51h
Transcrição de texto integral.
A Associação de Geógrafos Brasileiros – AGB secção Manaus, completa nesta quarta-feira, 19, 30 anos de existência na capital amazonense. Para celebrar a data uma homenagem foi realizada na sede do Conselho, no auditório Arly Barbosa Coutinho com representantes da entidade.
A homenagem se estendeu a pessoas contribuíram ao longo da história para que a associação chegasse onde está atualmente, é o caso de José Max Dias Figueira, que foi presidente da AGB entre os anos de 1990 e 1994, para ele a importância da entidade está nas discussões na qual se enquadra. “É uma das associações mais importantes para sociedade principalmente quando discute espaço urbano, ocupação social do solo, mobilidade urbana, ou seja, o geógrafo pode estar em todas essas discussões, além dos temas relacionados a questão ambiental”.
Para Mauro Bechman, Diretor Geral da AGB secção Manaus, além da homenagem o evento também é a oportunidade de estreitar relações com o Conselho. “Estivemos aqui para comemorar e congratular todos os membros dessa associação que hoje completa, exatamente, 30 anos e laureamos alguns dos nossos profissionais que aguerridamente lutaram pela associação ao longo dessa história. E fortalecer os laços com o Sistema CONFEA /Crea, além de projetar um ano novo de sucesso, de consolidação do trabalho do geógrafo no espaço amazônico”. Ele ainda destacou os desafios que estão sendo enfrentados. “Temos o desafio do meio ambiente, o das geotecnologias, o desafio da interpretação desse momento de produção do espaço geográfico, a urbanização, então são temas da ordem do dia e que os préstimos do geógrafo se fazem necessário”.
“Com a eclosão da questão ambiental, a partir da Eco 92, o profissional de geografia voltou a ser valorizado, por que é ele que tem uma sensibilidade muito grande na relação do homem com a natureza”, afirmou Ricardo José Batista Nogueira, representante da UFAM no evento.
Desde 1982 a AGB trabalha em defesa dos direitos dos profissionais geógrafos e do ensino da Geografia. Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Ambiental, Geotecnologias e Geoprocessamento são os pilares da atuação profissional.
Fonte: Ascom Crea-AM www.crea-am.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário