domingo, 23 de agosto de 2015

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE


FOTO: MOVIMENTOS SOCIAIS E KIZOMBA, 2015.
AUTOR: CUCUNAÇA, 2015.
Neste último dia 20, cerca de 8 mil manifestantes e uma dezena de entidades, entre sindicatos e movimentos populares, ocuparam as principais ruas do Centro Histórico de Manaus em apoio ao mandato da Presidência Dilma Roussef do Partido dos Trabalhadores (PT) e contra o golpe jurídico-midiático em curso, estimulado pelos setores conservadores da política do país e com intensa participação da mídia tradicional (rádio, televisão e jornais).

FOTO: MOVIMENTOS SOCIAIS, 2015. AUTOR: CUCUNAÇA, 2015.

A concentração e seus preparativos integram um dia nacional em defesa da "Democracia e contra o Golpe". Evento este, promovido pelas centrais sindicais, alguns partidos de esquerda e entidades estudantis além de movimentos sociais. O ápice fora a concentração no Largo de São Sebastião em frente ao Teatro Amazonas e a Igreja de São Sebastião na histórica rua 10 de Julho, data esta alusiva a Libertação dos Escravos no Amazonas.

FOTO: MOVIMENTOS EM DEFESA DA CASA PRÓPRIA. 2015.

Grupos sociais do interior do Estado também estiveram presentes no evento que faz parte das mobilizações sociais em defesa do pleito que deu a então candidata Dilma Roussef, o lugar de comando do país, a partir das eleições em 2014. Movimentos sociais, pedindo justiça no campo e moradia na cidade, misturavam-se àqueles que desejavam o afastamento do presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB) por envolvimento em denúncias de corrupção.