sábado, 2 de fevereiro de 2013

ANDARILHO NO SAMBA DE MANAUS

Foto: Ensaio da GRES. Vitória Régia. Autor: Geóg. M. Bechman, 2013.
Neste período carnavalesco, este andarilho visitou os ensaios das Escolas de Samba de Manaus e no embalo realizamos o nosso trabalho de registrar e apreciar estes verdadeiros símbolos dos bairros manauaras.

No Bairro da Praça 14 de Janeiro, cujo nome é uma homenagem a Revolução Popular de 1892 que destituiu o governador do Amazonas, o samba tem raízes afrodescendentes com o surgimento da Escola Mixta da Praça 14 em 1948. É uma escola de massa, cuja identidade é o samba no pé. Neste ano, a Verde-rosa amazonense homenageará o Centenário do Nacional Futebol Clube, o clube mais popular do Amazonas.

Foto: Famosa Bateria da GRES Balaku Blaku. Autor: Geóg. M. Bechman, 2013

No Centro de Manaus, temos a GRES Balaku Blaku, escola que começou com uma batucada nos desfiles de carnaval na Av. Djalma Batista, tem na sua Bateria sua maior primazia. Neste ano, a Balaku Blaku cujo simbolo é uma Águia Dourada vem com um enredo tratando do Dinheiro. Nos ensaios, de todas as escolas de samba, a Bateria da Balaku impressionou com vibração de suas linhas de surdos e tamborins (Um show!).


Foto: Ensaio do GRES. Mocidade Independente de Aparecida.
 Autor: Geog. M. Bechman, 2013.
No bairro de Aparecida, temos a Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, que durante décadas rivalizou com a GRES Vitória-Régia. Uma escola com a presença clara da elite socioeconômica amazonense, a escola vem forte com o enredo sobre as Ikamiabas (Amazonas) e como dizem na "Aparecida bate forte o tambor".


Foto: Ensaio da GRES Presidente Vargas. Autor: Geóg. M. Bechman, 2013
Do bairro de Presidente Vargas, antiga Matinha, vem a GRES Presidente Vargas, em nossa opinião um dos melhores sambas-enredo deste carnaval, homenageando o Centenário do Atlético Rio Negro Clube, o Galo da Praça da Saudade, com muita energia e vontade a comunidade da Matinha, vem se esforçando para mostrar um belo desfile no Centro de Convenções. As ruas estreitas do bairro, recebem grande contingente de pessoas para assistirem e sambarem com a Presidente Vargas.

Foto: Ensaio da Bateria da GRCES A Grande Família.
 Autor: Geóg. M. Bechman, 2013.
"Meu São José é assim...bate na palma da Mão..." É com este refrão que os ensaios da GRCES A Grande Família do bairro do São José começam. Com uma quadra nova e com um banheiro para o público gay, a escola vem com um enredo crítico homenageando um programa de TV local. Na bateria, muitas coreografias poderão fazer a diferença no desfile oficial.


Saudações Geográficas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário