quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MUSEU AMAZÔNICO




Aproveitei e fui ao Museu Amazônico... adoro este lugar, desde a arquitetura até as exposições e todas as vezes que vou ao museu trago comigo sempre ótimas recordações e um acréssimo de cultura. Neste mês de julho, estavam sendo expostos, objetos da cultura Tikuna, como utensílios, urnas funerárias, instrumentos de caça e pesca, bem como toda a indumentária contando com máscaras, vestimentas e instrumentos musicais empregados em suas festas e rituais. Nota 10,0 a exposição!




No embalo, levei meu filho com que fizemos várias fotografias... foi realmente uma viagem digna de registro... acredito que todos que residem ou passem por Manaus não podem deixar de dar uma passadinha no Museu Amazônico, na rua Ramos Ferreira no Centro antigo de Manaus. Saudações Amazonenses!


Uma amostra da arte e da cultura Tikuna, com a cestaria, a marcenaria utilizada na confecção de objetos ligados ao dia-a-dia desta etnia indígena. Saudações Amazonenses!




A arte na confecção dos objetos, já demonstravam um certo nível de avanço técnico, inclusive ilustrativo na confecção de vasilhames, pratos e outras peças. Saudações Amazonenses!






As armas importantes na necessidade de defesa contra a ameaça de animais selvagens e outros grupos adversos, possuem um acabamento e dedicação de impressionar.

2 comentários:

  1. Professor Bechman passo aqui para deixar meus votos de Feliz Ano Novo a voce e aos leitores dos seus blogs.

    Continue fazendo esse trabalho maravilhoso

    Do amigo

    Geólogo Elias Santos Junior

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão Parceiro!

    Um grande abraço e Feliz 2011!

    ResponderExcluir