sexta-feira, 1 de abril de 2016

MANIFESTAÇÃO PELA DEMOCRACIA EM MANAUS - AMAZONAS 2016 - 52 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964

FOTO: DJUANE TIKUNA - ARTISTA TIKUNA. AUTOR: CUCUNACA, 2016

Nesta sexta-feira 31 de Março em que os brasileiros rememoram a triste passagem em sua História de um período de exceção democrática, marcada pela implantação de uma Ditadura Civil-Militar em 1964 que depôs um governo legitimamente eleito pelo sufrágio universal, João Goulart. São 52 anos do Golpe de Estado que derrubou Jango. 

FOTO: PÚBLICO PRESENTE. AUTOR: CUCUNACA, 2016

Nesta sexta-feira 31, ensolarada na capital da Amazônia, Manaus, militantes e democratas foram até o Largo de São Sebastião, no entorno do Teatro Amazonas para defender a Democracia contra um processo de Impeachement promovido por setores conservadores e partidos de oposição derrotados no pleito de 2014 que reelegeu a primeira mulher a governar o Brasil, Dilma Roussef do Partido dos Trabalhadores (PT).

FOTO: MILITANTES DE ESQUERDA. AUTOR: CUCUNACA, 2016.

Estiveram presentes no Ato Público, estudantes, professores, democratas, movimentos sociais e entidades de classe e claro, a presença nestes atos dos representantes das nações indígenas junto ao campo progressista. Num sentido especial, a índia Djuane Tikuna, cantou um canção de seu povo e depois executou o hino nacional brasileiro em língua Tikuna, encerrando o Ato Público em Defesa da Democracia. Discursaram além dos movimentos negros, sindicalistas, professores, estudantes, dentre os quais destacamos a fala do Prof. Dr. Renan Freitas Pinto (UFAM) e do Prof. Dr. Randolpho Bitencourt que destacaram a luta social e institucional pela constitucionalidade do mandato da presidenta Dilma Roussef (PT), tendo em vista a mobilização em todo o país e entre as nações latino-americanas.

Foi um evento político, mas sobretudo, cultural, onde via-se claramente a "cara do povo brasileiro" seja na presença dos movimentos sociais, seja pela presença massiva de intelectuais, artistas, poetas e democratas.

Longa Vida a Democracia Brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário