segunda-feira, 27 de julho de 2015

ÁRVORE SAGRADA: MULATEIRO DA PRAÇA HELIODORO BALBI. MANAUS/AM


FOTO 01. MULATEIRO DA PRAÇA HELIODORO BALBI. MANAUS. AUTOR: CUCUNAÇA, 2014.

Desde 1954 reúnem-se à sombra deste frondoso e quase centenário mulateiro, bem na frente do Palacete Provincial do Amazonas na praça Heliodoro Balbi mais conhecida como  Praça da Polícia, alguns escritores e poetas amazonenses que, preocupados com a inclusão do Amazonas nos movimentos literários e artísticos iniciados na Semana da Arte Moderna em 1922, fundaram o Clube da Madrugada.

FOTO 02. PLACA ALUSIVA AO CLUBE DA MADRUGADA. MANAUS, 2009. AUTOR: CUCUNAÇA, 2015.

A bela e exuberante espécie vegetal, trata-se de um mulateiro cujo nome científico é sibipiruna caesalpinia peltophoroides benth fabacea e está majestosamente  fincado na frente do Palacete Provincial do Amazonas, e mesmo sem idade estimada, pois supõe-se que ela tenha mais de 70 anos, ainda oferece sua sombra aos andarilhos da cidade morena, Manaus. Seu tamanho sobressai na paisagem, destacando seu dossel altivo, medindo aproximadamente 15 metros de altura. Um verdadeiro sombreiro amazônico.

Este fato, só revela o quanto há de interação entre árvore, a vida e a cultura na Amazônia, sendo aqui, um marco referencial na História das letras no Amazonas.


Saudações Ambientais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário