domingo, 24 de junho de 2012

RUMO À ILHA TUPINAMBARANA



Foto: Embarcação no Porto da Manaus Moderna.
Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.

Nestes dias de festas Juninas intensamenre vividos pelo Nordeste e Norte do Brasil, este andarilho estará vivenciando o Festival Folclórico de Parintins no Amazonas, no embate quase centenário entre os Bois Garantido e Caprichoso na arena do Bumbódromo. Não dá para disfarçar a ansiedade de visitar este lugar tão especial. Estive em Parintins em 2008 avaliando o curso de Geografia da UEA, Universidade do Estado do Amazonas, mas fora uma visita profissional e ao mesmo tempo, não estávamos no período dos festejos.

Foto: Decoração do Teto da Balsa das Lanchas na Manaus Moderna.
Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.

A nossa via sacra já começou, com a visita ao Porto de Manaus para identificar as embarcações mais seguras para chegar até a Ilha dos Tupinambaranas. Nossa! quanta dificuldade de obter informações seguras no chamado Porto do Rodway e a falta de informações (imagens das embarcações, das acomodações, dos materiais de segurança e dos ambientes) e por incrível que pareça foi no Porto da Manaus Moderna que consegui infomações melhores sobre as embarcações melhores e mais seguras para o Festival de Paritins. Fora isto, ainda temos que arrumar as mochilas, as redes e as cuias, o que se reflete em mais esforço necessário a uma viagem de 18 horas de barco.

Foto: Barcos regionais. Porto da Manaus Moderna.
Autor: Geóg. M. Bechman, 2012.
O barco será o Navio Parintins e, de acordo com nossos "consultores" da Manaus Moderna, é um dos melhores navios, pois tem casco de ferro, além de ser uma embarcação grande. Algumas destas dicas podem ser observadas no processo de planejamento do deslocamento. É importante coletar infomações sobre as embarcações, tempo de trajeto, lotação, tripulação, dimensão, aspectos da segurança, acomodações e vale até a consulta a outros que realizaram o trajeto na embarcação escolhida.

Foto: Bandeira do Caprichoso no Atlético Rio Negro Clube.

Bem, o espírito é de aventura e descoberta - aliás características sanguíneas de um andarilho. É também de suma importância produzir um roteiro de visita capaz de atender ás nossas necessidades e curiosidades e, claro, tempo livre para contemplar o belo. Aliás, é um dado importante para quem tem uma profissão como a de geógrafo aprender a fazer do trabalho um exercício prazeroso. Na oportunidade, estaremos reaalizando um encontro com o diretor da AGB - Associção de Geógrafos do Médio Amazonas na pessoa do Geógrafo Danúzio Azevedo para troca de experiências e outros assuntos.

Saudações Geográficas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário